Além dos cursos de extensão, uma das atividades previstas no calendário da Escola é a presença da AMAM nas universidades por meio de palestras ministradas por magistrados aos acadêmicos de Direito. Assuntos como conciliação, tribunal do júri, justiça eleitoral, violência doméstica, improbidade administrativa, juizado especial, crime organizado e processo judicial eletrônico foram abordados.
A AMAM, por meio de um convênio com o Programa de Ação Social da Unimed Cuiabá (PróUnim), oportuniza aos alunos da Escola Estadual Rodolfo Augusto Trechaud e Curvo, localizada no bairro Residencial Paiaguás, em Cuiabá, a participação gratuita do Projeto Escolinha de Futebol. Cerca de 60 jovens de 8 a 14 anos, enquadrados como socialmente vulneráveis, são contemplados com a iniciativa.
A Jornada de Estudos permite aos magistrados que atuam nos 141 municípios de Mato Grosso discussões sobre temas institucionais, jurídicos e associativos de interesse das regiões, facilitando a sensibilização, orientação e capacitação de todos os seus integrantes, bem como sedimentando a cultura da interiorização como instrumento importante na identificação e resolução dos reclamos do Judiciário.
Em parceria com a Rádio CBN (AM), de Cuiabá, toda sexta-feira um magistrado participa do quadro “O Juiz Responde”. Nele, o juiz/desembargador responde a perguntas de ouvintes sobre um tema específico ligado à Justiça ou ao Judiciário.
Especialmente voltado aos profissionais que atuam nos veículos de comunicação de Mato Grosso e aos estudantes do último ano do curso de jornalismo, a primeira edição do curso “O Poder Judiciário em Pauta” ocorreu em maio de 2011. O evento visa facilitar a compreensão dos termos processuais, trâmites, estrutura e competências no Poder Judiciário.